Por favor aguarde ...
Pular para o conteúdo

Motor da Grande Muralha? Empresa chinesa que comprou fábrica brasileira da Mercedes lança carro elétrico

O preço do Haval H6 GT só foi anunciado em março, e especialistas do mercado estimam que o preço esteja em torno de 300 mil reais

A Great Wall Motors (GWM), que se instalou recentemente no Brasil, adotou uma estratégia diferente para entrar no país: em vez de começar a operar como importadora, ela testará o mercado antes de instalar unidades de produção aqui (como outras montadoras já fizeram). ), antes de mais nada para garantir sua fábrica, comprou em 2021 a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP).

O grupo chinês iniciou então as necessárias remodelações, e só agora, mais de um ano depois, importa o primeiro automóvel da marca: o híbrido plug-in Haval H6 GT. O modelo é um veículo utilitário esportivo (SUV), híbrido plug-in (carregamento na tomada), dotado de equipamentos inéditos no mercado brasileiro.

Os preços do modelo serão divulgados em março, mas especialistas do mercado estimam que o preço do Haval H6 GT esteja em torno de R$ 300 mil. A produção no Brasil (não necessariamente desse modelo, só começa no primeiro semestre de 2024). Será a primeira fábrica do Brasil a produzir apenas veículos elétricos.

Com essa fórmula, o maior grupo automobilístico privado da China pretende mostrar que “quer mesmo criar raízes no Brasil” e conquistar a confiança do mercado, disse James Yang, presidente-executivo da Great Wall Motor Brasil e América Latina. O grupo chinês estuda o mercado brasileiro há uma década, disse o executivo.

Elétrica ou eletrificada?

A fábrica de Iracemápolis (a cerca de 165 quilômetros de São Paulo) deve iniciar a produção no primeiro semestre do próximo ano, possivelmente produzindo uma picape híbrida plug-in. Quando o SUV H6 também entrar na linha de produção, ele será equipado com motor flex (e não apenas a gasolina como o modelo importado).

Veículos elétricos a bateria (BEV) e produção de baterias são projetos de longo prazo para a montadora chinesa. “Não sei se o Brasil vai precisar de bondes tão cedo”, disse Oswaldo Ramos, diretor comercial da empresa.

No início de fevereiro, o grupo lançou uma campanha publicitária promovendo seus valores mais importantes, como inovação, tecnologia, sustentabilidade e conectividade. O pano de fundo do filme é a música dos Beatles “Hello, Goodbye”, remixada pelo DJ Alok com o slogan “Hello, Tomorrow”.

Envie para um amigo!
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Envie no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
William Marques

William Marques

Especialista em crédito e um amante automotivo. Antes de mais nada, apaixonado por tecnologia e automóveis! Bacharelado em Comunicação Social e MBA em Gestão de Negócios, com mais de 12 anos de trabalho dedicados a área automobilística, sempre fui norteado pela busca da seriedade e credibilidade da informação, tanto no segmento de veículos novos (0KM), seminovos, usados e leilão.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓